Há um padrão em quase todos os processos que encalham, e não é o preço. É este: alguém no serviço entusiasma-se, pede uma proposta, leva-a à administração, e o processo morre num limbo em que ninguém disse que não e ninguém pode dizer que sim.
Num hospital, «autorizar» não é um ato. É uma sequência de pessoas com poderes diferentes, e nenhuma delas consegue substituir as outras.
Os seis sins
1. O serviço que vai usar. Não é uma formalidade: é a única aprovação insubstituível. Um equipamento que ninguém no turno quer usar não é salvo por nenhuma assinatura acima. É também aqui que se define o caso concreto: que doentes, em que momento, com que objetivo.
2. A direção do serviço ou departamento. Responde pela prática clínica e por uma pergunta específica: isto encaixa no que fazemos, ou é mais uma coisa para a equipa fazer? Vale a pena chegar aqui com o fluxo já pensado, não com um folheto.
3. A direção de enfermagem. É quem, na prática, vai conduzir as sessões na maioria dos serviços. Se a enfermagem não foi ouvida antes da decisão, foi ouvida depois, e aí já é uma queixa. A pergunta dela é sobre tempo e sobre quem faz o quê, e há uma boa resposta a dar.
4. Informática e o encarregado de proteção de dados. São dois papéis, muitas vezes duas pessoas, e as perguntas são quase sempre as mesmas oito: rede, integração, onde ficam os dados, quem é o responsável pelo tratamento, atualizações, continuidade. A resposta que desbloqueia isto mais depressa é poder dizer que o sistema corre na rede local e não precisa de integração com o sistema hospitalar.
5. O controlo de infeção. Nos hospitais portugueses costuma ser o GCL-PPCIRA. Um equipamento que toca a cara de doentes sucessivos é matéria deles, e a conversa é curta se levar uma rotina de higiene escrita em vez de uma promessa de que «limpa-se».
6. O aprovisionamento. Chega no fim e é o que toda a gente subestima. Aqui a pergunta deixa de ser clínica: é cabimento, é procedimento, é plurianual ou não. Vale notar que o enquadramento da contratação pública está em revisão em 2026, com alterações aos limiares dos procedimentos ainda a assentar: confirme os valores em vigor com os serviços jurídicos da instituição em vez de os assumir de memória, incluindo a nossa.
A ordem que funciona
A tentação é começar por cima, porque é onde está a assinatura que parece importar. Na prática, o caminho de menor resistência é quase sempre de baixo para cima:
- Serviço: existe um caso concreto e alguém que o quer?
- Direção do serviço e enfermagem: cabe no que já fazemos?
- Informática, proteção de dados, controlo de infeção: em paralelo, não em série. São três conversas independentes e podem correr ao mesmo tempo.
- Aprovisionamento e administração: com as três anteriores já resolvidas por escrito.
Chegar à administração com os pareceres técnicos já dados transforma a decisão: deixa de ser «devo autorizar isto?» e passa a ser «assino uma coisa que os serviços já validaram».
Um documento por interlocutor, não um dossiê para todos
O erro mais caro e mais fácil de evitar: mandar a mesma apresentação de trinta páginas a seis pessoas. Cada uma lê procurando a sua pergunta e não a encontra.
O que costuma resolver:
- serviço e direção clínica: o caso de uso, em uma página;
- enfermagem: o fluxo da sessão, quem faz o quê, quanto tempo;
- informática e proteção de dados: arquitetura, dados, responsável pelo tratamento;
- controlo de infeção: o procedimento de higiene entre doentes;
- aprovisionamento: o caderno de encargos e as condições.
Onde isto encalha, e não é por má vontade
- Nenhum dono. Se o projeto não tem um nome e um telefone dentro da instituição, não avança. Um fornecedor não pode ser o dono.
- O piloto informalmente autorizado. Alguém empresta, alguém experimenta, e quando corre bem ninguém sabe transformar aquilo num contrato: porque não havia processo nenhum. Um piloto útil é combinado por escrito antes de começar, mesmo quando é gratuito.
- A pergunta certa na altura errada. O controlo de infeção perguntado depois da compra é um problema. Perguntado antes, são dez minutos.
Onde não podemos ajudar
Sem rodeios: não conseguimos criar dentro da sua instituição a vontade que não exista. Se ninguém no serviço quiser conduzir sessões, o projeto não sobrevive ao primeiro mês, e nós sabemos reconhecer isso ao telefone. Também não damos pareceres: nem de proteção de dados, nem de infeção, nem jurídicos. Damos as respostas técnicas para que quem os dá os possa dar depressa.
Em resumo
- São seis sins, e o primeiro é o do serviço que vai usar.
- De baixo para cima, com os três técnicos em paralelo.
- Um documento por interlocutor.
- Sem dono interno, não há projeto, e nenhum fornecedor pode ocupar esse lugar.
Perguntas frequentes
Quem tem de autorizar realidade virtual num hospital?
Na prática há seis aprovações: o serviço que vai usar, a direção do serviço ou departamento, a direção de enfermagem, a informática em conjunto com o encarregado de proteção de dados, o controlo de infeção (nos hospitais portugueses tipicamente o GCL-PPCIRA) e o aprovisionamento. Nenhuma substitui as outras.
Por onde se deve começar?
Pelo serviço que vai usar, não pela administração. Sem um caso de uso concreto e alguém que o queira conduzir, as assinaturas de cima não sustentam o projeto. As conversas com informática, proteção de dados e controlo de infeção podem correr em paralelo, e a administração deve receber a decisão com esses pareceres já dados.
É preciso integrar com o sistema informático do hospital?
Não. O sistema funciona de forma independente e corre na rede local da instituição, sem necessidade de integração com o sistema hospitalar existente. É habitualmente a resposta que desbloqueia mais depressa a conversa com a informática.
