Artigos / Evidência e tendências

Comprar tecnologia de saúde a uma empresa pequena: o que perguntar antes

É a pergunta que ninguém faz na reunião e toda a gente pensa: e se vocês fecharem? Merece uma resposta a sério, e é mais fácil dá-la sendo nós a levantá-la.

Tema
Evidência e tendências
Leitura
8 min de leitura
Publicado
31 de agosto de 2026
Autoria
Pedro Thomaz
Âmbito
Produto base · Classe I

Nesta página

O mercado de saúde digital europeu cresce e, ao mesmo tempo, concentra-se: o capital vai para menos empresas e maiores, e o que existe por baixo é uma cauda comprida de fornecedores pequenos. Nós somos um deles.

Isso cria um risco que raramente aparece num caderno de encargos e que é inteiramente da instituição: o equipamento fica, o fornecedor pode não ficar.

Vale mais discutir isto de frente do que esperar que ninguém pergunte.

Porque é que isto é diferente noutros setores

Se um fornecedor de cadeiras fechar, as cadeiras continuam a ser cadeiras. Em software e equipamento ligado, o produto pode deixar de funcionar sem ninguém lhe tocar: uma licença que expira, um servidor que desliga, uma loja de aplicações que deixa de servir a aplicação.

A pergunta certa não é «são sólidos?», todos dizem que sim. É:

O que é que continua a funcionar no dia em que vocês desaparecerem?

Quem faz o quê: RVer e instituição Tabela de responsabilidades. Equipamento: a RVer é dona, mantém e substitui; a instituição usa e nunca compra. Conteúdo: a RVer dá a biblioteca validada e as actualizações; a instituição escolhe o que usa e com quem. Formação: a RVer forma a equipa; a instituição liberta as pessoas. Sessão: a RVer regista; a instituição conduz e acompanha. Dados: a RVer não guarda cópia dos dados de utilização; a instituição é a responsável pelo tratamento. Decisão clínica: a RVer não tem nenhuma parte; a instituição tem-na toda. RVer Instituição Equipamento É nosso. Mantemos e substituímos. Usa. Nunca compra. Conteúdo Biblioteca validada e actualizações. Escolhe o que usa, e com quem. Formação Formamos a equipa. Liberta as pessoas. Sessão Regista o que aconteceu. Conduz e acompanha. Dados Não guardamos cópia. É a responsável pelo tratamento. Decisão clínica Nenhuma. Toda. A RVer regista; quem lê e decide é a equipa.
A divisão de responsabilidades entre a RVer e a instituição, do equipamento à decisão clínica.

As sete perguntas

Valem para qualquer fornecedor pequeno de tecnologia de saúde:

  1. O produto funciona sem os vossos servidores? Se a resposta for não, está a comprar uma assinatura de um serviço, não um equipamento.
  2. Precisa de internet para a utilização normal?
  3. Se a empresa desaparecer, o que para de funcionar exatamente, e quando?
  4. Os dados são exportáveis num formato aberto, sem vos pedir nada?
  5. Quem consegue reparar ou substituir o hardware sem ser vocês?
  6. O contrato prevê o quê em caso de cessação, insolvência ou aquisição?
  7. Quantas pessoas conseguem manter isto a funcionar? Se for uma, é uma pessoa e não uma empresa.

As nossas respostas, incluindo as que não nos favorecem

O que continua a funcionar sem nós:

  • A reprodução do conteúdo já instalado. Os cenários estão no equipamento e correm sem internet. Um headset com a biblioteca instalada continua a fazer sessões.
  • O comando a partir do browser, porque corre na rede local da instituição, não na nossa nuvem.
  • O hardware. O equipamento é comercial e não foi modificado por nós; não fica inutilizado.

O que deixa de funcionar:

  • Conteúdo novo. O catálogo é gerado a partir do nosso backoffice. Sem nós, a biblioteca congela no que estiver instalado.
  • Atualizações da aplicação, correções e novas funcionalidades.
  • Suporte, formação e substituição de equipamento avariado ao abrigo do contrato.
  • Os módulos em desenvolvimento, que já hoje não estão abrangidos pelo registo de dispositivo médico e não devem contar na decisão de compra.

Resumindo sem adornos: as sessões continuam, a evolução para. É uma resposta melhor do que a de muitos produtos que dependem de nuvem para funcionar, e é pior do que «não muda nada», que não seria verdade.

O que uma instituição pode exigir por contrato

Nada disto é exótico e a maior parte dos fornecedores aceita, se lhe pedirem:

  • Exportação de dados em formato aberto, a pedido e sem custo.
  • Prazo de aviso prévio em caso de cessação do serviço.
  • Cláusula de continuidade que garanta a utilização do que está instalado.
  • Documentação de operação suficiente para outra pessoa perceber o sistema.

Se um fornecedor recusar a primeira, é um sinal por si só.

O outro lado, que também é honesto

Empresas grandes descontinuam produtos com a mesma facilidade: só que sem aviso e sem ninguém para falar. «Comprar ao maior» reduz o risco de insolvência e aumenta o risco de irrelevância: um produto pequeno dentro de uma empresa grande é o primeiro a ser cortado numa reorganização.

O que reduz risco a sério não é o tamanho do fornecedor. É a arquitetura (funciona sem eles?) e o contrato.

Em resumo

  • O equipamento fica, o fornecedor pode não ficar, e o risco é da instituição.
  • A pergunta é o que continua a funcionar, não se o fornecedor é sólido.
  • Connosco: as sessões continuam (conteúdo instalado, rede local, hardware comercial) e a evolução para (conteúdo novo, atualizações, suporte).
  • Exija exportação de dados e cláusula de continuidade. Quem recusa está a responder-lhe.
  • Comprar ao maior troca um risco por outro, não o elimina.

Perguntas frequentes

O que acontece ao equipamento se o fornecedor fechar?

Depende inteiramente da arquitetura. No caso da RVer, a reprodução do conteúdo já instalado continua a funcionar porque os cenários estão no equipamento e correm sem internet, o comando a partir do browser continua porque corre na rede local da instituição, e o hardware é comercial e não modificado. O que para é o conteúdo novo, que é gerado a partir do nosso backoffice, mais atualizações, suporte e substituição de equipamento.

Que perguntas fazer a um fornecedor pequeno antes de comprar?

Se o produto funciona sem os servidores do fornecedor, se precisa de internet para uso normal, o que exatamente para de funcionar se a empresa desaparecer, se os dados são exportáveis em formato aberto sem pedir autorização, quem consegue reparar o hardware sem ser o fornecedor, o que o contrato prevê em caso de cessação ou insolvência, e quantas pessoas conseguem manter o sistema a funcionar.

É mais seguro comprar a uma empresa grande?

Troca um risco por outro. Reduz o risco de insolvência e aumenta o de descontinuação: um produto pequeno dentro de uma empresa grande costuma ser o primeiro a ser cortado numa reorganização, muitas vezes sem aviso e sem interlocutor. O que reduz risco a sério é a arquitetura do produto e o que está escrito no contrato, não o tamanho de quem o vende.

Um caso concreto?

Diga-nos qual é a situação

Respondemos com sim, com «é preciso testar», ou com não. As três acontecem, e a última também é útil.

Pedir proposta →

← Voltar aos artigos