Amanhã, 1 de outubro, é o Dia Internacional das Pessoas Idosas. Em 2026 a ONU escolheu como tema «a era da longevidade: repensar os sistemas para vidas mais longas»: como é que a saúde, a proteção social, a habitação e as finanças se adaptam a pessoas que vivem muito mais tempo.
É um tema de ministérios e de organizações internacionais. Mas os sistemas também existem numa escala mais pequena: a de um lar, de um centro de dia, de uma unidade de cuidados continuados.
O sistema às três da tarde
Um lar tem sistemas para quase tudo: para a medicação, para as refeições, para a higiene, para as quedas. Estão escritos, têm horários, têm responsáveis.
O que costuma não ter sistema é a tarde. Entre o almoço e o lanche há horas que ficam por conta do que houver: da animadora, se estiver, da televisão, se não estiver. Numa vida mais longa, essas horas somam anos.
Repensar não é comprar
A tentação, quando se fala em repensar sistemas, é procurar uma tecnologia que resolva. Não resolve. Nenhum equipamento substitui uma equipa com tempo, nem uma família presente.
O que uma tecnologia pode fazer é encaixar num sistema que já existe: uma sessão marcada na semana, conduzida por quem conhece a pessoa, com um registo do que aconteceu. Sem isso, é mais um aparelho numa gaveta.
Onde entra o RVer
O RVer foi desenhado para esse encaixe, e não para ser a peça principal. A instituição não compra equipamento: contrata um serviço, e os equipamentos continuam a ser nossos. A equipa clínica conduz as sessões. O conteúdo é escolhido para uso clínico, e o que acontece fica registado.
É uma atividade complementar, não farmacológica. Não acrescenta anos a ninguém. Pode acrescentar alguma coisa a algumas tardes: um sítio conhecido, uma memória, vinte minutos que não são iguais aos outros.
Uma pergunta para amanhã
Se quiser assinalar o dia de forma útil, faça na sua instituição a pergunta que o tema da ONU faz aos governos, em ponto pequeno: «o nosso sistema está pensado para quem cá vive dez anos, ou só para quem cá passa dez dias?»